sábado, 2 de junho de 2012

Moagem de cana-de-açúcar cai quase 39% no Centro-Sul



Dados divulgados pela Unica registram queda nas produções de açúcar e de etanol
O volume processado de cana-de-açúcar da safra 2012/2013 do Centro-Sul do país, do início de abril até 15 de maio, registrou uma queda de 38,67% em relação ao mesmo período do ano passado. A produção de etanol na região também apresentou queda de 39,28% na safra de abril a 15 de maio na comparação com período de 2011. No acumulado desde o início desta safra, a produção de açúcar ficou em 1,57 milhão de toneladas, declínio de 33,89% em comparação a igual período da safra 2011/2012. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24/5), pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). 

Quanto ao volume de processamento, o Centro-Sul atingiu 35,09 milhões de toneladas, enquanto na última safra a quantidade foi de 57,22 milhões de toneladas. O número de unidades de moagem de cana também reduziu entre uma safra e outra. Até 15 de maio deste ano, apenas 235 unidades produtoras estavam em atividade, quantidade inferior às 273 empresas em funcionamento no período de 2011. 

Já na produção de etanol, o volume acumulado na safra 2012/2013 foi de 1,3 bilhão de litros até o dia 15 de maio. Na mesma época da safra anterior, a produção chegou a 2,17 bilhões de litros. 

Segundo a Unica, o início tardio da safra e a elevada precipitação pluviométrica foram os principais fatores que contribuíram para a redução da moagem. As chuvas obrigaram muitas usinas a paralisarem suas atividades na primeira quinzena deste mês. Caso as previsões meteorológicas se confirmem, com inverno mais úmido, a Unica estima que haverá menor paorveitamento da moagem pelas unidades produtoras.
Comentários:
O alto nível de endividamento das usinas e destilarias do País é o principal gargalo do setor sucroalcooleiro.A pouca profissionalização no segmento é o principal obstáculo e a falta de qualificação da mão-de-obra. No setor agrícola a flutuação dos custos de produção é o fator que mais preocupa e a baixa taxa de renovação dos canaviais também. 

“É preciso gerenciar os custos e não simplesmente cortá-los. A tributação do etanol e o preço congelado da gasolina são os principais empecilhos para o crescimento da produção do biocombustível no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário