terça-feira, 5 de junho de 2012

Regional de saúde promove capacitação para técnicos da área de esterilização


Em uma ação preparada para o combate à infecção hospitalar, a 12ª Regional de Saúde do estado do Paraná, promove um curso de capacitação ministrado pela enfermeira Claudia Ribeiro dos Reis, da Secretaria de Estado da Saúde e responsável pela área de Vigilância Sanitária junto às regionais de saúde, para os profissionais ligados à central de material esterilizado.
O treinamento, que iniciou na manhã de hoje e segue até às 17 horas desta quarta-feira, reúne mais de 100 profissionais que trabalham diariamente realizando a esterilização de materiais cirúrgicos e odontológicos, além de materiais de estética e outros produtos usados em procedimentos hospitalares, no anfiteatro A do Bloco de direito do campus sede da Unipar – Universidade Paranaense.

O curso, voltado para trabalhadores de hospitais, postos de saúde, consultórios odontológicos, profissionais de enfermagem, acadêmicos dos cursos de biomedicina e enfermagem e também técnicos em vigilância sanitária dos 21 municípios da regional, “visa o aprimoramento do trabalho ligado à central de material esterilizado, tanto de quem realiza os procedimentos, quanto de quem fiscaliza o trabalho, e é por isso que o pessoal de vigilância está participando”, informou Hildacir Staut, representante de 12ª Regional de Saúde.
Segundo ele, “além de entender como esterilizar cada material, os profissionais ainda serão orientados sobre de que forma cada objeto deve ser esterilizado e manipulado. Acredito que será muito bem aproveitado tanto pelos técnicos que coordenam o serviço de esterilização, quanto para o pessoal da vigilância, que pode, a partir do momento em que tem um conhecimento mais específico do assunto, ajudar a garantir uma melhora qualidade desse serviço. Esse conhecimento mais aprofundado proporciona a eles a capacidade de aplicar os testes necessários e comprovar a validade da esterilização que é feita hoje nas mais diversas situações e lugares”.
Staut também informou que uma das intenções da organização, é que os profissionais que participarem da capacitação, repassem as informações aos colegas de equipe, e assim ajudem melhorar cada vez mais o trabalho da central de material esterilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário