terça-feira, 19 de junho de 2012

Após reivindicações PR-323 receberá R$ 840 milhões em investimentos


 Mais de 10 mil quilômetros de estradas localizadas no norte e noroeste do Paraná devem receber melhorias do Governo do Estado nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo diretor de operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, Paulo Milani, na quinta-feira (3) em Londrina e contempla trechos como a rodovia PR-323, entre Maringá e Umuarama, a PR-445, em Londrina e PR-486, em Alto Piquiri.
As obras que custarão ao todo R$ 840 milhões fazem parte do Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas Pavimentadas (Perc). Só nas regiões Norte e Nordeste do estado serão empregados R$ 461 milhões na duplicação de um trecho de seis quilômetros da PR-323, entre Paiçandu e Maringá. Dez empresas participam da concorrência para a modernização do trecho de 3,7 quilômetros que fica dentro da área urbana dos municípios. O investimento chega a R$ 47,9 milhões. Deste total, R$ 10 milhões serão investidos em benfeitorias e o restante na construção da nova pista. O processo licitatório será concluído em 60 dias e as obras devem ser entregues em 18 meses.
O  DER anunciou ainda duas outras obras esperadas pelos moradores da região. Entre elas está a recuperação do acostamento da rodovia PR-323, entre Paiçandu e Iporã e a implantação de um trevo no entroncamento com a PR-486, entre Perobal e Cafezal do Sul, na localidade de Cedro. A PR-486 faz a ligação do Noroeste com o Oeste do Estado. "Por serem corredores viários importantes para o Paraná, a PR-323 e a PR-445, na região de Londrina, são prioridades para o DER. Nossa ação está voltada, inicialmente, para intervenções nos locais em que as rodovias fazem transposições em regiões metropolitanas", disse Milani.
INVESTIMENTOS
As obras de duplicação na PR-323 fazem parte do investimento de R$ 1,2 bilhão que o DER fará nos próximos dois anos. O maior recurso, de R$ 840 milhões, será aplicado no PERC. Outros R$ 19,5 milhões serão utilizados diretamente em segurança e sinalização rodoviária. Os demais recursos estão destinados para recuperação de pontes, patrulha rodoviária e projetos.

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